Results for 'Geisa Ferreira dos Santos'

1000+ found
Order:
  1.  16
    Paulo Freire e a pedagogia libertadora.Danillo Silva Feitosa, Geisa Ferreira dos Santos & Sandra Regina Paz da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):201-221.
    O presente artigo objetiva apresentar alguns dos fundamentos da Pedagogia freiriana, a fim de compreender as justificativas para os constantes ataques que esse autor tem sofrido por parte da extrema direita do país. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte problemática: quais as principais perspectivas e os fundamentos da Pedagogia freiriana que ameaçam a extrema direita do Brasil? Para tanto, buscamos responder às seguintes questões norteadoras, a saber: quem foi Paulo Freire? Em qual contexto emergiu a Pedagogia libertadora? Qual a perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Filosofia africana da educação: por uma cartografia da encruzilhada.Luis Carlos Ferreira dos Santos - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (126).
    O texto apresenta uma Filosofia Africana da Educação a partir da cartografia da encruzilhada das Filosofias africanas. O tímido diálogo dasfilosofias a partir das experiências africanas na filosofia da educação brasileira se evidencia no combate ao negro-africano no projeto políticobrasileiro. Portanto, problematiza o enclausuramento epistemológico desde a cartografia da encruzilhada na crítica e superação do semiocídiocultural e do epistemicídio, apontando uma descolonização no sentido do educar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Filosofía africana de la educación: por una cartografía de la encrucijada.Luis Carlos Ferreira dos Santos - forthcoming - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana.
  4.  18
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  69
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A crítica de Alasdair Macintyre à concepção de linguagem Das tradições filosóficas analítica E continental.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):03-10.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas por (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Concreto Ecológico.Maria Teresa Gomes Barbosa, White José dos Santos & Isabel Christina de Almeida Ferreira - forthcoming - Principia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O Género, o Génesis ea Prova da Alteridade.Laura Ferreira dos Santos - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):549-572.
    Depots de uma primeira parte em que se situa o problema, o presente artigo aborda de forma pormenorizada, ainda que nāo exaustiva, o modo como a psicanalista francesa Marie Balmary interpreta os três primeiros capítulos do Génesis. O artigo mostra como, segundo a análise de Balmary, se trata aqui de um conjunto de narrativas que evidenciam o fracasso da prova da alteridade homem-mulher. O artigo pretende, desta forma, conjugar uma série de saberes habitualmente separados, como sejam a psicanálise, a exegese (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Dispersed information and the non-neutrality of money: fifty years after Lucas, 1972.Pierrick Clerc & Rodolphe Dos Santos Ferreira - 2022 - Journal of Economic Methodology 29 (1):86-104.
    This paper highlights the renewed interest in Lucas’s explanation of the non-neutrality of money put forward in his 1972 article – explanation based on information dispersion and signal extraction...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    A Dança Sagrada: uma discussão de Memória Bergsoniana em movimento.Wermerson Meira Silva & João Diogenes Ferreira Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (2):327-338.
    Este artigo tem por objetivo trazer a dança sagrada na memória Bergosoniana através das comunidades de terreiros, compreendida como expressões corporais representadas através da materialiação dos corpos e memória no que diz respeito ao movimento, na dança e toque da Orixá Oxum. Embalados pela problemática de como a dança sagrada nos terreiros de candomblé da nação Ketu/Nagô reflete a memória em movimento trazida por Bergson? Com isso propomos um recorte da memória com base em Bergson que nos ajudam á situar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    A Coroa ea Mitra no espaço público: representação de poder nas festas e cerimônias litúrgicas do século XVIII em Minas Gerais (The Crown and Miter in public space)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2011 v9n20p64. [REVIEW]Patrícia Ferreira dos Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):64-82.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A obra de arte: verdade e pandemia.Thaís Aparecida Ferreira dos Santos - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):3.
    No presente artigo pretendemos descrever os conceitos heideggerianos apresentados no ensaio A origem da obra de arte, no qual o filósofo alemão destaca que o campo instaurador da obra de arte é a verdade. Para tanto, reconstruiremos os passos argumentativos realizados por Heidegger na investigação da origem da obra de arte, a saber, a coisa, o utensílio e a obra. E, por fim, mostraremos que a verdade em Heidegger se dá no embate entre Terra e Mundo, que se caracterizam pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Watermarks and paper history: the convergence of a study.Maria José Ferreira dos Santos - 2014 - Cultura:11-29.
    O presente artigo desenvolve questões sobre o estudo das marcas de água dos séculos XV a XIX, procurando clarificar as especificidades de uma terminologia própria, e evidenciando a importância da sua interpretação e descodificação. Só assim toda a simbologia contida na marca de água, ou na(s) contramarca(s), se revela como uma fonte para o conhecimento da arte de fazer papel.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Desconstruindo Paulo Freire.Thomas Giulliano Ferreira dos Santos (ed.) - 2020 - Porto Alegre, RS, Brasil: História Expressa.
  15.  4
    Filosofia da crise.Mario Dias Ferreira dos Santos - 1956 - São Paulo,: Livraria e Editôra Logos.
  16.  3
    Grandezas e misérias da logística.Mário Dias Ferreira dos Santos - 1966 - São Paulo,: Editôra Maltese.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    A subsistência por si da alma humana e das partes corpóreas em Tomás de Aquino.Pedro Thyago dos Santos Ferreira - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):57-87.
    Tomás de Aquino defende que a alma e as partes corpóreas humanas são subsistentes por si, levando a duas dificuldades. Primeiro, algo é classificado como subsistente por si quando não existe enquanto parte constituinte de uma substância. Assim, a subsistência por si refere-se às substâncias e não às suas partes. Segundo, Tomás defende que a subsistência por si da alma humana permite inferir a sua incorruptibilidade, mas que a subsistência por si das partes corpóreas não permite semelhante conclusão. Assim, dever-se-ia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    A alma humana como hoc aliquid e como subst'ncia em Tomás de Aquino.Pedro Thyago Dos Santos Ferreira - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Tomás de Aquino define a alma humana de maneira semelhante a Aristóteles: ela é a forma substancial do corpo humano potencialmente vivo. Todavia, um dos problemas da psicologia tomista consiste, de acordo com D. Abel, em classificar a alma humana por meio de termos comumente utilizados para nomear os compostos hilemórficos, a saber, substância e hoc aliquid. Se a alma humana é parte de um composto, como poderia ser chamada de substância e de hoc aliquid? O objetivo deste artigo consiste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Megaeventos: a alquimia incontrolável da cidade.Ricardo Ferreira Freitas, Flávio Lins & Maria Helena Carmo Dos Santos - 2014 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (24).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Resenhas.Lucas Bittencourt Vasconcellos, Iracy Ferreira dos Santos Júnior, Clêmie Blaud & Renata Arruda - 2023 - Discurso 53 (1):236-252.
    Resenhas dos seguintes livros: Scarlett Marton. Nietzsche e as mulheres: Figuras, imagens e tipos femininos. Autêntica, 2022; Marie-Frédérique Pellegrin. Pensées du corps et différences des sexes à l’époque moderne. ENS Éditions, 2020; e Ana Gabriela Colantoni; Georgia Cristina Amitrano; Carla Milani Damião (orgs.). Ensaios de filósofas brasileiras. Ape’Ku Editora, 2022.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  30
    Creativity and Innovation Affairs: Are They or Are They Not...?Katja Tschimmel, Andrzej Klimczuk, Daniel Santos, Daniela Marzavan, Dirk Loyens, Fátima Pombo, Fernando Mendes, Gijs van Wulfen, Jens Unger, Joana Alves dos Santos, Joana Moreira, Joăo Menezes, Joăo Petiz, Juan Fernando de Laiglesia, Julio Martins, Kärt Summatavet, Laura Ferreira, Maria Stashenko, Mariana Serra, Renata Gastal Porto, Rocío Cervino, Rui Coutinho, Rute Sousa, Shujoy Chakraborty, Tomás Gamboa, Violeta Clemente, Virpi Kaartti & Wiebke Borgers - 2022 - Porto: Mindshake.
    This book is dedicated to clarify ambiguous concepts from the world of creativity and innovation. One of the initial triggers for the development of the book was the perceived ambiguity of the binomials Design vs. Design Thinking and Innovation vs. Invention. Frequently, designers and innovation consultants are questioned by their clients about the relationships between these kind of concepts. Has the second emerged through the first, or vice-verse? Is one part of the other? Where are the similarities and which are (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  45
    Conducta ética de parte de los profesores, estudiantes de pregrado y postgrado: el punto de vista de los pacientes de algunas escuelas odontológicas.Letícia Oliveira Tonin, Letícia Ferreira dos Santos, Cristhiane Leão de Queiroz, Julia Gabriela Dietrichkeit Pereira & Ricardo Henrique Alves da Silva - 2017 - Persona y Bioética 21 (1).
    Introduction: The importance attached to ethical practice and related informed consent varies among health professionals and is further influenced by working environments, level of knowledge, experience and societal values and beliefs. The objective of this study is to evaluate the ethical conduct of professors, undergraduates and graduate students through questionnaires answered by patients. Methods: One hundred twenty patients at the dental clinics of three different dental schools in São Paulo State were interviewed based on objective and discursive questions about signed (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Análise do diálogo judaico-cristão: Desafios E perspectivas.Adriano Sousa Lima, Lucas dos Santos Ferreira & Roberto Monteiro de Castro Filho - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):87-95.
    O presente artigo busca fazer uma análise do diálogo inter-religioso entre o judaísmo e o cristianismo, duas religiões monoteístas, com origens semelhantes, mas separadas por questões históricas e algumas divergências doutrinárias. Inicialmente se propõe relatar a importância do diálogo entre as duas religiões, baseando-se nos trabalhos de Alberto Milkewitz, Edwin Arteaga Tobon, e Frederico Laufer. Após isso, procurou-se identificar os aspectos divergentes e convergentes entre o cristianismo e o judaísmo, para verificar a viabilidade do diálogo. Consultou-se para este momento os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  39
    A Coroa e a Mitra no espaço público: representação de poder nas festas e cerimônias litúrgicas do século XVIII em Minas Gerais (The Crown and Miter in public space) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p64. [REVIEW]Patrícia Ferreira dos Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):64-82.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo Este estudo analisa, por meio das cartas produzidas pelos prelados do século XVIII, o emprego dos ritos litúrgicos e festas oficiais em prol da afirmação da autoridade da Igreja e do Estado na capitania de Minas Gerais. Àquela altura, a engrenagem do governo colonial, que envolveu atividades administrativas, econômicas e militares; não prescindiu de um aparato de representação pública dos poderes. Tratados sobre a doutrinação dos gentios circulavam pela Europa; os ritos e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O problema do licenciamento de grandes empreendimentos privados em face do direito urbanístico: Análise de um Caso emblemático na periferia da região metropolitana do Rio de janeiro.Alex Ferreira Magalhães, Laura Marques dos Santos Fernandes Alves, Angel Costa Soares & Juliana Leite de Araújo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O PROBLEMA DO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS PRIVADOS EM FACE DO DIREITO URBANÍSTICO: ANÁLISE DE UM CASO EMBLEMÁTICO NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Ação comunitária e o compartilhamento de saberes na mediação no Museu do Homem do Nordeste e Engenho Massangana.Murilo Dayo & Rayanne Santos E. Tayane Ferreira - 2021 - In Edna Silva & Silvia Paes Barreto (eds.), Anísio, Anísios Teixeira: um educador no Museu do Homem do Nordeste. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    O espaço da escrita epistolar com um novo significado.José Augusto dos Santos Alves - 2017 - Cultura:229-246.
    O Correio Interceptado, que se compõe de 63 Cartas, fornece ao longo dos seus textos exemplos vários sobre o modo de estar em política. Aí são examinados com crítica espirituosa e intransigente diversos actos do poder político em exercício e tratam-se muitos assuntos de interesse para a história contemporânea. O modelo do periodismo da emigração londrina abriu a via, o arquétipo está agora instalado e projecta-se na produção dos periódicos deste período. Da autoria de José Ferreira Borges, emigrado em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Wittgenstein: Notas Sobre Lógica, Pensamento e Certeza.Juliano Santos do Carmo, Eduardo Ferreira das Neves Filho, Alexandre Noronha Machado, Darlei Dall'Agnol, Janyne Satler, João Vergílio Gallerani Cuter, Jonadas Techio, Rogério Saucedo & Victor Krebs - 2014 - NEPFIL online | Dissertatio's Series of Philosophy.
    O objetivo desta publicação é incentivar a produção filosófica de excelência por parte de pesquisadores notadamente influenciados pela filosofia de Wittgenstein e cujos temas possam suscitar um debate aprofundado. Além de desafiar o empreendimento filosófico contemporâneo, os temas aqui apresentados abordam questões que muitas vezes estão além daquelas consideradas por Wittgenstein em seu tempo. O leitor encontrará neste volume questões relacionadas ao ceticismo semântico e epistêmico, ao relativismo ético, às leituras literárias de Wittgenstein, ao problema das outras mentes e percepção (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Eugenia e suas implicações: Peter Singer em defesa do princípio de igualdade. Considerações a partir da análise do filme Gattaca.Luis Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):114-122.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética, que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas por Singer, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se torna essencial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A nào-violência no pensamento de René Girard.Laura Ferreira Santos dos - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1):785-795.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Razão e Liberdade. Homenagem a Manuel José do Carmo Ferreira.Carlos João Correia, António Pedro Mesquita & Leonel Ribeiro dos Santos (eds.) - 2010
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    A questão racial nas exigências de gênero: Feminismo para quem?Bianca Silva Ferreira, Camila Risely Barbosa dos Santos & Maria Júlia Alves Borges - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):25.
    O presente artigo objetiva demonstrar como o feminismo universal foi incapaz de contemplar as demandas sociais da mulher negra. Através de análises de autoras e avaliação de índices socioeconômicos verifica-se o impacto gerado pela invisibilização das exclusões enfrentadas por mulheres na abordagem Feminista Universal.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Strategy implementation for the 2030 agenda: Insights from Brazilian companies.Adriana Cristina Ferreira Caldana, Larissa Marchiori Pacheco, Marlon Fernandes Rodrigues Alves, João Henrique Paulino Pires Eustachio & Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos - 2021 - Business Ethics, the Environment and Responsibility 31 (2):296-306.
    While firms' engagement with Corporate Social Responsibility has been associated with positive performance impacts, little is known about the incorporation of the United Nations 2030 Agenda into business practices. Precisely, although the literature suggests that firms are pursuing the Sustainable Development Goals (SDGs), there are limited insights on their strategy to implement them in the context of developing countries. To address this gap, we conducted a comprehensive large-scale investigation of 2030 Agenda adoption by Brazilian companies. Accordingly, the analysis of our (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Breves considerações sobre a noção de suicídio como ato de responsabilidade ética em países asiáticos.Marcos A. Ferreira & Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):36-40.
    Nossa pesquisa tem por intuito lançar considerações acerca da ideia de suicídio como pratica de responsabilidade ética em determinados países asiáticas, nominalmente China e Japão, além disso, tratamos de lançar luz sobre as consequências dessa mentalidade em um mundo que atravessa mudanças de forma constante como nunca vimos antes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  42
    Complaints filed against nursing professionals.Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva, Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido, Sebastião Junior Henrique Duarte & Regina Maria dos Santos - 2016 - Nursing Ethics 23 (8):889-901.
    Background:In their daily practice, Brazilian nurses have been met with complaints from co-workers and patients, as well as bioethical dilemmas intrinsic to the profession, particularly in the cont...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  14
    A Angústia Na Obra Literária de Haruki Murakami a Partir de Uma Leitura Filosófica e Psicanalítica.Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira & Marcos A. Ferreira - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):94-125.
    Essa pesquisa teve como proposta realizar um estudo acerca da angústia na obra do escritor Haruki Murakami (1949-), tendo como ponto de apoio secundário a teoria de Sigmund Freud (1858-1939) da angústia. Visamos, com esse estudo, lançar luz sobre a literatura como modelo de leitura da vida humana, em nosso caso, uma leitura das angústias humanas a partir da literatura. Para isso, iremos abordar o próprio gênero literário em que a obra de Murakami está circunscrita, os principais conceitos que dão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    "Ana" e "Eliana": relações Interétnicas entre uma cigana do Clã Calon e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba.Silvany Ferreira Da Silva, Washington Santos Nascimento & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):297-326.
    Esta pesquisa tem como temática as relações Interétnicas entre uma cigana Calón e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba. Para a coleta dos dados utilizamos o método etnográfico. Como técnica de investigação utilizamos a observação participante de contato direto da pesquisadora com a pesquisadas e entrevistas semiestruturadas e o apoio do diário de campo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Direito ao esquecimento e desindexação da informação.Paulo Ricardo Silva Lima, João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):28-48.
    O desenvolvimento tecnológico promoveu o aumento de produção e compartilhamento de conteúdo em plataformas digitais, sendo difícil gerenciar o acesso adequado a informações. O presente artigo tem como objetivo discutir os efeitos do direito ao esquecimento no ambiente digital, considerando o processo de desindexação como estratégia para operacionalizar a efetividade desse direito. Tomando como referências arcabouços teóricos-conceituais acerca da complexidade compósita da informação e de antinomias entre a dignidade da pessoa humana e a liberdade de expressão e o direito à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais.José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos & Maria de Fátima de Andrade Ferreira - 2022 - Odeere 7 (2):71-92.
    Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões das colonialidades, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  37
    Em defesa da preservação das tradições dos interiores: Cornélio Pires e a cultura caipira - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1060. [REVIEW]Maria Izilda Santos de Matos & Elton Bruno Ferreira - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    O Kenkon Bensetsu e a recepção da cosmologia ocidental no Japão do séc. XVII.Henrique Leitão & José Miguel Pinto Dos Santos - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285 - 318.
    O Kenkon bensetsu (Tratado e Crítica sobre a Terra e os Céus) é a primeira exposição sistemática sobre os princípios astronómicos e cosmológicos ocidentais que se encontra vertida para japonês. Este texto, composto no Japão por volta de 1650, pelo ex-jesuíta Cristovão Ferreira. consiste na versão japonesa de um Tratado de Esfera ocidental. com abundantes comentários e críticas por um erudito confucionista. No Kenkon bensetsu temos. assim, a circunstância rara de poder analisar, lado a lado, alguns conceitos fundamentais do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  26
    Diálogo com O sagrado: Narrativas Das benzedeiras E rezadeiras de santo amaro.Elder Pereira Ribeiro, Márcio Luis Moreira De Sena & Liverson Ferreira Santos Oreste - 2018 - Odeere 3 (6):366.
    Este relato de experiência apresenta resultados da pesquisa sobre a Saúde em Santo Amaro: a partir dos saberes tradicionais das rezadeiras/benzedeiras que teve por objetivo analisar as práticas medicinais e espirituais com o sagrado. A pesquisa etnográfica foi realizada com as rezadeiras, dessa forma, estabelecendo fronteiras com os rituais de cura, fé e devoção, nos processos de aprendizagem, aos mais variados tipos de doenças, as rezas e as curas, sendo assim, realizadas por elas. As rezadeiras/benzedeiras são mulheres cujo valor histórico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, superando os modelos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Poética da Razão: Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos.Adriana V. Serrão, Carla M. Simões, Elisabete M. De Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate Simões & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.) - 2013 - Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Poética da Razão. Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos.Adriana Serrão, Carla Simões, Elisabete M. Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.) - 2013
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    A instabilidade nas interações acionando circuitos-ambientes midiáticos: o caso do goleiro Aranha e da torcedora Patrícia Moreira.Jairo Ferreira & Cintia Miguel Kaefer - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):66-93.
    O tema deste artigo são as relações entre mídia e cultura, através do conflito simbólico que se instala a partir de um blow up: a torcedora Patrícia Moreira, em 2014, no jogo entre Grêmio e Santos, gritando a palavra 'ma-ca-co'. Esse tema é construído enquanto circulação midiática. Esse objeto, amplo e diversificado, é aqui abordado em torno de uma questão específica: a incerteza nos processos midiáticos. A metodologia é de análise das interações entre atores, instituições midiáticas e midiatizadas, configurando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000